O nosso Blog sobre tecnologia.


Hoje em dia o Google é o site mais acessado do mundo, qualquer duvida que temos na internet não exitamos em digitar google.com, seja para uma pesquisa de escola, para traduzir algo, para uma letra de música, enfim, sem o Google não conseguimos mais sobreviver. Mas o que nem todo mundo sabe é que esse site esconde vários segredos e truques, e é exatamente sobre isso que vamos tratar nesse post.

1- Encontre exatamente a palavra que estava procurando:

Você é daqueles que tentou ser espertinho quando o professor deu algum trabalho de escola e tentou digitar a pergunta no google para “economizar tempo”, mas quando apareceu o resultado quebrou a cara? Seus problemas acabaram, experimente digitar o começo da pergunta entre aspas (“) e veja se o resultado será diferente. Experimente isso também no seu nome e veja o que falam de você na internet”digite o nome completo”.

2- O Google tem uma calculadora, e para usá-la é bem simples:

Para adição você deve digitar, por exemplo, 10+20, para a subtração 40-20, para a multiplicação 40*20 e para a divisão 40/20. Para uma porcentagem você deve digitar, por exemplo, 100*20% e saberá quanto é 20 % de 100, ou seja, 20.

Outras formas de cálculo do Google são:

Digite: O Google fará:
2^3 2 elevado a 3 (ao cubo)
sin (60 degrees) O seno de 60 *
cos (60 degrees) O cosseno de 60 *
tan (60 degrees) A tangente de 60 *
sqrt (36) A raiz quadrada de 36
ln (13) O logaritmo base e de 13
Log (1,000) O logaritmo base 10
20! O fatorial de 20
4th root of 64 O cálculo da quarta raiz de 64 **

*- O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

**- Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Obs.: os valores usados na lista servem de exemplo. Obviamente você pode utilizar os valores que quiser.

Você não precisa usar cada operação por vez. É possível fazer combinações. Por exemplo, digite (14+554)*ln(13)/tan(90)+ 1. O Google dará como resultado -729.197942. Saiba mais sobre cálculos no Google na página de ajuda do Google Calculator.

3- Conversões:

No Google também é possível fazer conversões de medidas, veja na tabela abaixo:

No Google em Português digite: No Google em inglês digite: O Google converterá:
25 cm em pés 25 mc in ft 25 cm em pés
100 km em milhas 100 km in miles 100 quilômetros em milhas
30 quilos em libras 30 kg in lb 30 quilogramas em libras
10 reais em dólar 10 reais in dollar 3 reais em dólares
2011 em romanos 2011 in roman numerals 2011 em números romanos

Em todos os casos, é possível que você faça as operações de modo contrário. E há outras conversões. Basta saber os nomes das medidas (algumas somente em inglês) e experimentar no Google. No lugar dos valores, você pode usar equações. Por exemplo, 10/5+459 em romanos (10/5+459 in roman numerals): o Google mostrará CDLXI.

4-Aprimore suas pesquisa:

Você pode aprimorar suas pesquisas usando operadores (+ e -):

palavra + palavra2: procurará páginas que contenham palavra e palavra2;

palavra -palavra2 (o sinal – tem que ficar junto à palavra): mostrará páginas que tenhama palavra, mas que não tenhapalavra2;

É possível combinar as operações. Por exemplo, palavra + palavra2 -palavra3.

5- Faça uma busca por um sistema operacional:

Poucos sabem, mas o Google tem páginas para sistemas operacionais. Assim, se você é usuário de Linux ou Mac, por exemplo, poderá buscar assuntos específicos para esses sistemas. Veja lista de páginas:

Google para dispositivos móveis (PDAs): http://www.google.com/pda

Google para Linux: http://www.google.com/linux

Google para Mac (além da busca, o link também oferece ferramentas): http://www.google.com/mac

Google para Windows: http://www.google.com/microsoft

Google para BSD: http://www.google.com/bsd

Assim, basta digitar o assunto que procura após entrar na página Google do seu sistema operacional.

6- Especifique o tipo de arquivo a ser pesquisado:

Pelo Google você pode fazer pesquisas apenas por um determinado tipo de arquivo. Para isso, digite filetype:seguido da extensão do arquivo mais o assunto a ser procurado. Por exemplo, suponha que você queira buscar pela palavra vestibular, mas somente em arquivos no formato PDF. No Google, digite então filetype:pdf vestibular. Lembre-se que você pode usar uma infinidade de extensões, como doc (Word), XML, TXT, etc.

7- Faça uma pesquisa dentro de um site específico:

Você quer saber se um determinado site contém o assunto ou frase que está pesquisando, mas percebe que o sistema de busca dele é ruim ou não funciona corretamente. O que fazer? Instrua o Google a executar buscas apenas naquele site. Para isso, basta digitar no Google o termo de busca mais a palavra site: seguido do endereço do site. Por exemplo, suponha que você queira saber se o site da Apple contém alguma página que fale de iPod. No Google, basta digitar: ipod site:www.apple.com. O resultado vai ser todas as páginas da  Apple que contém a palavra iPod (e são muitas, isso é obvio).

8- Utilize o Google Acadêmico:

Sobre o ombro de gigantes. É essa frase que aparece na página principal do Google Acadêmico ß cilica. Como o próprio Google explica, trata-se de uma citação de Isaac Newton: “Se vi mais longe foi por estar sobre os ombros de gigantes”. O Google utiliza essa frase porque sabe da importância que a pesquisa acadêmica tem, afinal, a própria empresa surgiu de uma pesquisa da Universidade de Stanford nos EUA. O Google Acadêmico (em inglês, Google Scholar) serve justamente para auxiliá-lo a fazer pesquisas em materiais acadêmicos. Assim, ao precisar buscar teses, artigos, citações, resumos, etc, experimente essa opção. Se fizer bom uso, você pode se surpreender com o resultado.

9- Pesquise em Blogs (Eeeeee, óia nóis aí!):

Você certamente já sabe que os blogs ganham cada vez mais importância (quem nunca visitou um? Se você ta aqui é porque está visitando né). É por essa razão que o Google criou um serviço de busca específico para blogs: o Google Blog Search (em português, Google Pesquisa de Blogs). A vantagem de usá-lo é que, além de mostrar-nos resultados somente em páginas de blogs, também é possível escolher termos que foram inseridos na última semana, no último mês, na última hora, em datas específicas, etc.

Dependendo do caso, o Google Blog Search pode até te ajudar a encontrar um blog cujo endereço você não lembra. Por exemplo, suponha que, certa vez, você o Blog do iPhone, mas não se recorda do endereço. Digite então Blog do iPhone no Google Pesquisa de Blogs. No primeiro item da página de resultados, o Google mostrará o endereço como sugestão.

11- Obtenha o significado de palavras:

Para saber o significado de uma determinada palavra no Google basta digitar Definir e depois a palavra. Por exemplo: Definir correr, e o Google lhe informará qual o significado da palavra Correr.

12- Para saber o tempo de uma determinada cidade:

Caso queira saber como está o tempo em determinada cidade é só digitar tempo e depois a cidade que deseja saber, e o primeiro item da pesquisa será o tempo da cidade. Exemplo: Tempo Ribeirão Preto.

12- Descubra lojas, bares e restaurantes próximos de você:

Se você estiver procurando uma loja, um restaurante ou alguma outra empresa local poderá pesquisar pela categoria da empresa e pelo local. O Google dará os resultados na lateral direita da página, junto com um mapa, comentários e informações de contato. Para fazer isso você deve digitar a empresa que você quer e depois a cidade. Por exemplo: Restaurantes Ribeirão Preto, e terá um mapa no lado direito da tela e nome, telefone e endereço de restaurantes da cidade.

13- Procure por horários de filmes próximos de você:

Para encontrar filmes que estejam passando perto de onde você está, basta digitar na caixa de pesquisa do Google a palavra filmes e depois a cidade que está. Exemplo: Filmes Ribeirão Preto, o Google lhe informará nas primeiras linhas da pesquisa os filmes que estão passando em Ribeirão Preto e o endereço do cinema.

Então não perca tempo e experimente agora mesmo essa super máquina que está ao alcance dos seus dedos!

Anúncios

Comentários em: "Google, o melhor amigo dos desesperados (SAIBA COMO USÁ-LO)." (1)

  1. […] Google, o melhor amigo dos desesperados (SAIBA COMO USÁ-LO) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: