O nosso Blog sobre tecnologia.

Uma notícia que circulou nos mais diversos meios de comunicação semana passada foi a de a Apple estar trazendo uma fabrica ao Brasil, a qual inicialmente estaria envolvida na fabricação de iPads e num futuro próximo (até 2012) começaria a produzir iPhones e Macs.

No inicio tudo não passava de rumores que a medida que os dias iam passando iam parecendo se tornar cada vez mais verídicos, até que no meio da semana a publicação de um colunista da IstoÉ Dinheiro João Dória Jr. publicou a seguinte informação:

A Apple produzirá iPads no Estado de São Paulo. Será a única fábrica da empresa na América Latina. A decisão já está tomada. A companhia busca uma cidade para montar a sua operação. O anúncio de local e o investimento serão divulgados em abril, pela Apple, numa audiência com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.”

A mensagem é bem firme, ele não tem duvidas de que será concretizada e que ainda este mês tudo seja anunciado.

Agora ontem a Folha publicou em seu site a notícia de que contêineres já haviam saído da Ásia carregados de peças para iniciar a produção dos iPads em terras brasileiras em 2 meses, tempo suficiente para que os acordos relacionados a benefícios fiscais sejam esclarecidos e toda a parte burocrática resolvida (mas cá entre nós, no Brasil se você tem dinheiro não existe burocracia $$$).

Recentemente a fábrica da Foxconn (montadora Apple na China) no Brasil-localizada na cidade Jundiaí-SP passou por uma ampliação na estrutura e é para lá que a produção de iPads poderá ocorrer. Além do iPad outros produtos Apple poderão ser fabricados em nossas terras, tudo depende do encontro de Dilma Rousseff com o líder global da Foxxcom, Terry Gou, que já está nos planos da nossa presidente em sua viajem para a China.

Voltando no tempo…

A história começou no inicio do ano quando Dilma Rousseff (fã da Apple e usuária de um iPad) disse que gostaria de popularizar o uso de tablets no Brasil disponibilizando benefícios fiscais (como já mostramos aqui), após isto uma diretora do alto escalão da Apple foi até Brasília para saber maiores informações sobre os benefícios citados pelo governo.

A Apple se interessou na instalação de sua fabrica no Brasil, dentre vários motivos, pela noticia de que a Positivo estivesse com intenções de fabricar tablets com o sistema Android, isso faria com que a Maçã perdesse grande parcela das vendas no Brasil.

Com a possibilidade de a Apple vir para o Brasil surgem muitos rumores, especulações e debates, por isso vamos fazer contra-opiniões sobre os prós e contras da notícia.

Contras*:

-Como a mão de obra brasileira é mais cara, poderemos ter os produtos com preços ainda mais elevados, mas com os benefícios esse aumento seria recompensado, mas nada que possa mudar os preços atuais.

-Se a Apple seguir sua política de lançamentos, pode acontecer de nossos estoques de produtos serrem ainda mais baixos, pois a maior parte da produção vai para o exterior e para suprir as necessidades cortam-se as demandas para o mercado interno (como acontece com o etano, soja e outros no Brasil).

Prós*:

-Teremos o orgulho de ver nas caixas de iPads escrito “Assembled in Brazil” e dizer: Isto é feito no meu país!

-Os rumores aumentarão e muito, e dessa vez poderão ser mais verídico por ser em nossas terras e não haver distorção por conta dos meios de comunicação.

-Para os alunos da rede pública de ensino poderão haver benefícios na aquisição de iPads pela política de incentivo ao acesso a computadores para mais pessoas.

-Os produtos poderão chegar mais rápido em nossas terras por estarem saindo daqui.

Vale relembrar que tudo não passa de rumores haja vista nada ainda foi declarado pela Apple, mesmo sendo por fontes de informações confiáveis como Folha e IstoÉ, a noticia é boa demais para ser verdade e por isso não devemos acreditar em tudo que vemos pela frente, a função do Blog é de mostrar aos leitores o que sabemos e gosto de compartilhar minhas informações com vocês.

*Os “Prós e Contras” são de total autoria do Blog do Luís Ari, nada ainda foi veiculado por nenhum outro meio de informação por isso não tome estas informações de base, coloquei-as apenas para que saibam do que PODERÁ acontecer e NÃO o que vai realmente acontecer caso a Apple venha mesmo para o Brasil, assim muitas dessas informações podem (tomara que as contras) não coincidir com o futuro.

Espero que tenham gostado da notícia e qualquer outra informação estou a disposição para recebê-las. Obrigado a todos!

Anúncios

Comentários em: "Apple montará fabrica no Brasil" (2)

  1. Leonardo disse:

    Cara meus parabéns este foi o melhor post que eu ja vi sobre está noticia completo com fotos e explicaçoes meus parabéns =D fã numero um do seu blog =)

    • Nossa cara, obrigado pelo elogio, tentei pegar todas as informações que tinha recebido e colocá-las num só Post além de utilizar o famoso chutômetro para tentar responder a algumas duvidas que podem surgir, fico muito feliz que gostou e achou completo, muito obrigado por ser fã. Abração cara!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: