O nosso Blog sobre tecnologia.

É pessoal, essa é uma função muito interessante e que eu aprendi recentemente. Mas já vou avisando que é necessário ter um celular com bluetooth e acesso a internet GPRS/EDGE e o meu iPod Touch é o da 4ª geração, então não garanto em outras versões.

Recentemente adquiri um NOKIA X2-O1 (queria mesmo um iPhone, mas já que a grana é curta e precisava de algo para substituir aquele lendário 1100) resolvi comprar esse, que é quase completo (não tem Wifi, mas acessa a gama de aplicativos da OVI Store da NOKIA (uma merda pra quem vem de uma AppStore como a da nossa maravilhosa Apple. Enfim, o que importa é que paguei R$252 no aparelho no TIM Infinity PRÉ (R$0,50 o dia de acesso a internet).

Testando o Bluetooth do cell percebi que dava para emparelhar com o iPod, fiz isso, e tentei entrar na internet pelo iPod, para minha alegria deu certo e então estou compartilhando isto com vocês. O procedimento é simples, não há necessidade de nenhum App adicional e nem pagar nada além do que a operadora cobra pela conexão, no TIM Infinity PRÉ é o dia inteiro por R$0,50.

Procedimentos:

1-Primeiramente ligue o Bluetooth do seu celular e do seu iPod, caso não saiba ligar o do iPod veja o tutorial abaixo:

a) Vá em Ajustes no seu iPod e selecione a opção “Geral”:

b) Selecione “Bluetooth”:

c) Ative o Bluetooth:

d) Selecione o aparelho que deseja emparelhar:

Após o emparelhamento aparecerá o seguinte ícone na tela do seu iDevice:

Vale lembrar que esse tipo de conexão à internet é muito lento, então espere alguns segundos para carregar a timeline to Twitter ou horas para carregar um vídeo no YouTube, mas até que é útil quando não se encontra Wifi por perto. Ah, outro detalhe, o FaceTime e aluns outros aplicativos só funcionam com Wifi.

Atualização 19/06/2011-13:58

Se você gostou da ideia e pretende comprar um aparelho assim, no Link que vou disponibilizar abaixo tem todos os modelos que funcionam como modem e como usar essa função. Para fazer o emparelhamento com o iPod o celular deverá ter Bluetooth e você deverá primeiro testar, pois não é garantido (no meu X2-01 deu certo com i Pod Touch 4G).

Link: http://tecnologia.uol.com.br/dicas/ultnot/2008/07/24/ult2665u360.jhtm

Twitter: @luisarilima

Comentários em: "Você sabia que pode usar internet GPRS/EDGE no seu iPod Touch [ATUALIZADO]" (28)

  1. Boa Luis! Tava pesquisando aqui um celular mais baratinho pra pegar pra fujir do meu lanterninha também já que a segurança aqui em Recife é um ponto muito falho não vale a pena investir em algo alto. E esse celular podendo emparelhar com o iPod é uma boa saída hen. Já fiquei muito louco por não encontrar wifi pelas esquinas da cidade xD. Bom post, parabéns!

    • Tem razão, você me disse isso mesmo. Uma dica legal também é o NOKIA C3, não passa de $400 (eu acho) e tem até Wifi. Claro, você tem que saber os modelos que podem acessar internet e como usar esse acesso, daí é ter Bluetooth e ver se emparelha com o iPod. Hehe. Valeus, abraços.

  2. opa maravilhosa noticia sera que funciona no ipad 2? Por que to pertinho de comprar um to só esperando chegar aqui em natal mau posso esperar vou tentar fazer um unboxing eu aviso qualquer novidades continuem assim com este blog maravilhoso melhores dicas só aqui =)

    • Olha Leonardo, vou ver se consigo testar testar em um iPad 2 depois te falo, mas vai levar algum tempo pra eu fazer esse teste. Que bom que você vai comprar, daí se quiser ser o nosso colaborador sobre iPad estaremos de portas abertas. Obrigado pelos elogios e estamos esperando ansiosamente suas novidades. Abraço.

  3. Leonardo disse:

    Sera uma prazer colaborar com o blog que visito diariamente postando sobre o iPad ! aqui o iPad tem previsão chegada na segunda quinzena de julho assim que chegar eu compro !

    abraços =D

  4. Leonardo disse:

    depois da sua atualização eu vi que qualquer nokia funciona caso tenha acesso a internet eu tenho um nokia 5233 espero que funcione no ipad!

  5. Levi disse:

    Tentei mais n deu certo, quando vou conectar o bluetooth aparece n compativel, acho q deve ser problema no meu aparelho.

    • Pode ser que seu aparelho não tem essa possibilidade, mas qualquer dúvida estamos aí para ajudar.

  6. Levi disse:

    eh agora soh falta criarem um aparelho pequeno que possa fazer isso, sempre imaginei poder usar a internet em qualquer lugar sem ter que me preocupar com redes.

    • Já existem aparelhos desse tipo, os chamado roteadores (routers) 3G, acredito que ainda não são comercializados no Brasil, mas se procurar vai encontrar vídeos no youtube sobre ou até mesmo na Amoazon.com, o Blog do iPhone já testou um desses e aprovaram, mas é caro.

  7. Leandro disse:

    Amigo, Desde já agradeço pela dica. Tenho dois aparelhos que servem como modens, inclusive ja cansei de usa-los em meu note. Mas nenhum dos dois aparelhos conecta ao ipod touch 4g (consigo emparelhá-los, mas o ipod não conecta neles) é um blackberry torch 9800 e um palm treo pro 850. Se você tiver alguma dica para que eu possa solucionar isso e conseguir acessar a internet do ipod pelo celular, serei eternamente agradecido. Um grande abraço

    • Bom Leandro, no meu NOKIA eu apenas faço o emparelhamento e aparece aquele simbolo de dias argolas que coloquei no Post, vê se no seu aparece aquele símbolo, depois disso é só eu entrar na internet normalmente pelo iPod, mas veja se o sinal GPRS está sendo recebido pelo seu BlackBerry, porque às vezes ele pode estar para se conectar manualmente e daí precisa mexer na configurações, nesse ponto acho que minha ajuda vai ser pouco, porque confesso que nunca sequer toquei em BB.

  8. ulisses disse:

    to com um poblema aki quando tento conectar via bluetooth o i thouth pede o pin do cel ai coloco depois o cel pergunta c kero conectar com o i touth aceito ai ele pede uma senha q nao sei q senha e essa alguem pode me ajudar

    • Cara, acho que essa senha, pelo menos em alguns que vi, é o mesmo número que você digitou como PIN, que pode ser qualquer um, então tenta colocar o mesmo número digitado no iPod no cell, vê se dá e depois nos diz se era isso mesmo.

  9. Juliana disse:

    Eu tentei fazer isso com o touch 4G, aparece o ícone, mas eu nao consigo acessar a internet. O q pode ser?

    • Bom Juliana, você tentou mais de uma vez? Porque pode ser questão de operadora, área de cobertura etc. Aconselho você a desligar a WIFI do seu iPod e colocar seu celular para “conectar automaticamente” ou “sempre conectado” e depois que usar não se esqueça de desligar caso opte por sempre conectado. Qual o seu aparelho? Talvez eu possa procurar algo a mais. Espero ter ajudado e que o compartilhamento dê certo.

      • Juliana disse:

        eu testei em um nokia 5310, é bem antigo, não sei se é por causa disso… vou testar no nokia 5800.
        não tem nenhuma configuração pra fazer?

      • Olha Juliana, acredito em breve você conseguirá conectar porque em NOKIA eu tenho quase certeza que funcionará, principalmente nos mais novos. Tenta desabilitar as restrições no iPod, pode ser isso, se é que está habilitado no seu. Mas vai tentando aí, uma hora da certo. Há, detalhe, eu uso TIM, pode ser que se for operadora diferente não dê certo (não sei). Qualquer novidade vai me falando, e se descobrir algo novo que de certo, me avise que atualizo o Post. 

  10. Juliana disse:

    Oi…eu consegui mas tive que baixar o Joiku Spot, que transforma o celular em modem. Tb uso a Tim.. mas, ainda vou insistir nesse seu metodo!!

  11. Oi! Eu também tinha feito isso aqui no meu ipod 4g.
    Procurei a fundo mais coisas interessantes e vi que existem uns cases chamado Apple Peel T188 e T288 que é encaixado no ipod incluindo funções como telefone e SMS nele.
    O preço está meio salgado, na faixa de uns R$200 mas é bem interessante.

    • Então, isso eu tinha visto também, mas algo que me desestimulou foi por conta do preço que por ser novidade, ainda está caro, além do fato de funcionar só com Jailbreak, coisa que não farei tão cedo. Mas obrigado por lembrar.

  12. […] Você sabia que pode usar internet GPRS /EDGE no seu iPod touch? […]

  13. Samuel Jr disse:

    Alguma novidade sobre esse compartilhamento? Acabei de adquirir um Ipod touch 4g… e estou querendo comprar um nokia c02-01 para fazer o compartilhamento do 3g por bluetooth… Queria saber se vcs me recomendam isso…

  14. Matheus Oliveira disse:

    Esses dias eu descobri isso aqui na casa da minha vó também, fiquei numa felicidade que voce nem imagina, so que o meu cel é o sony ericsson k660i e eu ja tinha conectado ele via bluetooth com meu iPod(também é o iPod touch 4) ja faz tempo, mas so descobri esses dias que funcionava como moldem, porque esta sedento por usar a internet, agora tenho uma paixão profunda pelo meu celular hahahahha, mas a minha operadora é a vivo, eu uso o plano vivo on, tem acesso a internet ilimitado e nao pago nada, mas ao contrario da sua internet da tim, quando eu uso a internet do meu vivo no meu iPod a internet fica muuuuuta rapida, mais rapida que o wi-fi de casa e de outros lugares! Agora que eu descobri isso, muito facilmente e sem querer, é so alegria, pois agora nao preciso ficar que nem louco procurando wi-fi por ai, posso usar em qualquer lugar!! Isso é a melhor coisa que eu poderia descobrir, iria comprar um iPhone, mas depois de descobrir isso ate perdi a vontade, estou muito bem com meu iPod funcionando interner em qualquer lugar !!!! Vivaaaaa haha

    Abraço Luis

  15. Matheus Oliveira disse:

    Esses dias eu descobri isso aqui na casa da minha vó também, fiquei numa felicidade que voce nem imagina, so que o meu cel é o sony ericsson k660i e eu ja tinha conectado ele via bluetooth com meu iPod(também é o iPod touch 4) ja faz tempo, mas so descobri esses dias que funcionava como moldem, porque esta sedento por usar a internet, agora tenho uma paixão profunda pelo meu celular hahahahha, mas a minha operadora é a vivo, eu uso o plano vivo on, tem acesso a internet ilimitado e nao pago nada, mas ao contrario da sua internet da tim, quando eu uso a internet do meu vivo no meu iPod a internet fica muuuuuta rapida, mais rapida que o wi-fi de casa e de outros lugares! Agora que eu descobri isso, muito facilmente e sem querer, é so alegria, pois agora nao preciso ficar que nem louco procurando wi-fi por ai, posso usar em qualquer lugar!! Isso é a melhor coisa que eu poderia descobrir, iria comprar um iPhone, mas depois de descobrir isso ate perdi a vontade, estou muito bem com meu iPod funcionando interner em qualquer lugar !!!! Vivaaaaa haha

    Abraçoo Luis

    • Sempre usei a GPRS, não tinha certeza que a 3G funcionaria (a não ser com o iPhone conectado por Bluetooth com o iPod), fico muito feliz que tenha conseguido, e aproveite bem ^^

  16. Helberty disse:

    e ai luis ari, possuo o ipad 2 e gostaria de saber se precisam de colaboração?
    Grande abraço

    • Olha, estamos com a quantidade de Posts bem reduzidas, primeiro que os assuntos são poucos, não queremos dar as mesmas notícias que todos estão dando, afinal de contas isso é o que os leitores menos buscam; segundo que o tempo não trabalha muito a nosso favor, agora se você quiser fazer parte da equipe de colaboradores, envie um e-mail para iluis_facetime@hotmail.com que daremos maiores detalhes. Obrigado.

Deixe um comentário

