O nosso Blog sobre tecnologia.

Abrindo um pouco nossa mente, chegamos a conclusão que a palavra crítica nem sempre significa fazer comentários ruins, ou julgar uma determinada coisa, e sim dar uma opinião sobre.

Um dos temas bastante abordado em sites relacionados a tecnologia, foi o lançamento do Google +.

Mas o que vem a ser o Google +?

O Google + é o mais novo site de ralacionamento(mesmo não sendo considerado pelos seus desenvolvedores como uma Social Network) do Google e de acordo com os seus criadores, ele realmente veio pra ficar. Apostando tanto em recursos já presentes em algumas redes sociais, como também em novas ferramentas bastante interessantes, eu vejo um bom futuro para o Google+. Tendo como objetivo principal o Compartilhamento de informações (fotos, vídeos, links, etc), ele apresenta uma dinânica bastante similar ao Facebook e é considerado também um forte concorrente para o mesmo.

O que o Google + nos traz de diferente?

Em várias propagandas sobre o seu novo site de compartilhamento, o Google tenta deixar bem claro uma das principais ferramentas do Google+, os Círculos. Não sendo uma coisa tão nova assim, afinal temos essa ferramenta no Facebook (Grupo) mas pouco usamos. Já no Google +, os Círculos estão bastante visíveis para chamar a atenção do usuário para que os utilizem. Mas qual a finalidade dos Círculos? Bem, de qualquer forma para as pessoas que gostam de organização, separar pessoas por “Grupos” (Círculos) já é uma atividade comum, seja na organização de contatos no Mesenger, no celular, dentre outros. Mas voltando ao foco do Google+, que é compartilhamento, ele nos permite criar determinados Círculos para que possamos compartilhar algo que desejamos apenas para um determinado público alvo. Por exemplo: Desejo compartilhar fotos de um almoço em família APENAS com meus irmãos e não desejar que outras pessoas vejam. Basta que eu tenha um Círculo com um nome que eu desejar e dentro deste círculo esteja presente os meus irmãos. Simples? Pois é, isso não é algo tão fantástico.

Uma das ferramentas que pode até ter me chamado um pouco a atenção é que você também pode fazer o Compartilhamento via email com pessoas que não estão cadastradas no Google+. Sendo assim, elas receberiam as informações em sua caixa de entrada, o que torna o site para “livre” escolha do usuário se desejam ou não ingressar nele, se é que me entendem, sendo bastante diferente do Orkut por exemplo, que para visualizar um perfil você deve ter uma conta no site.

Sites de relacionamentos como o Twitter e o Facebook sempre nos mostram pessoas que talvez possamos conhecer para adicioná-las. Essas sugestões se dão através da quantidade de amigos em comum que você tem com ela. No Google+ funciona de uma forma um pouco diferente. Ao contrário de sugerir pessoas, ele mostra assuntos que talvez seja do seu interesse e provavelmente esses assuntos devem ter algo em comum com o que você anda compartilhando em seus Círculos. Essa ferramenta chamada Spark, talvez possa ser de grande utilidade para poder aprimorar seus conhecimentos em um determinado assunto, ou algo que lhe chame a atenção para assistir depois.

Para nós o FaceTime é umas das melhores formas de fazer vídeo-chamada, mesmo sem poder realizar vídeo-conferência. Até então, sem problema pois temos algumas saída como por exempo o Skype. Mas o mesmo nos traz uma determinada incovência em sua utilização: o custo. Para mim, sendo o maior feito do Google+, o Hangouts veio para derrubar o Skype. Vou listar apenas algumas das vantagens que o Hangouts apresenta em relação a concorrência:

-Custo: Para utilizar o Hangouts você não paga nada;

-Independe de SO: Funciona em Windows, Linux e Mac;

-Funciona na nuvem: Não é necessário instalar um software na máquina para utilizá-lo, basta apenas instalar um plugin e ele funcionará direto em seu navegador.

Quando você inicia uma sessão no Hangouts, antes de tudo você deve selecionar os Círculos que deseja que participem desse compartilhamento. Feito isto, as pessoas que farão parte dos Círculos determinados receberão um aviso (os que tiverem online no Gtalk receberam via mensagem instantânea). Sendo mais que 25 pessoas convidadas para a vídeo-conferência, a notificação aparecerá na Stream, onde mostra as novidades de seus contatos.

É possível que uma pessoa que não tenha Webcam participe da conferência, desde que possua um microfone. Outro fator muito bom do Hangouts é a exibição de vídeos de youtube de forma coletiva. Alguma finalidade para isso? Até agora não encontrei nenhuma, mas pareceu ser bem legal!

Cada sessão iniciada gera uma URL, e daí é onde encontramos o ponto negativo da ferramenta. O usuário de um determinado Círculo para a qual foi enviado o link pode divulgá-lo e desta forma pessoas de outros círculos não convidados poderão fazer parte, sendo impossível a expulsão dos mesmos.

Mesmo apresentado certos pontos falhos que poderiam ser corrigidos no futuro, como por exemplo o fato de poder expulsar uma pessoa indesejada em uma conversa entre amigos para que não seja necessário iniciar um outro Hangouts, admito pra vocês que foi a ferramenta que mais me chamou a atenção no site. Ainda não pude explorar mais devido ao pequeno número de usuários no Google+.

Como fazer parte do Google+?

Como aconteceu no início do Orkut, para fazer do Google+ é necessário aquele bom e velho convite. Provavelmente cada usuário deve ter um limite para envio de convites, se alguns de vocês estiverem interassados em experimentar o Google+, bastar deixar aqui nos comentários um email para que possa ser enviado o convite.

Existe aplicativo do Google+ para iOS?

Sim, existe. Porém só está disponível para iPhone 3G, 3GS e para o iPhone 4 rodando o iOS 4.0 ou superior e o aplicativo pesa 5.3MB. Então nos resta aguardar e pensar positivo para que saia também para iPod e iPad.

Para adquiri o Google+ para iPhone, clique aqui.

Atualização 09/08/2011:
Acaba de sair o App para iPod Touch, é gratuito e você encontra no link abaixo:
http://t.co/SyzJer7

Anúncios

Comentários em: "Crítica: Google + [ATUALIZADO]" (22)

  1. Levi disse:

    Eu quero!!! Pena q meu aparelho eh ipod. *-*
    Quando sair a versao pro ipod posta ai no site, desde ja agradeço.

    • Levi, só preciso do teu email pra enviar o convite. E eu também só tenho o iPod e quando eu vi que tinha saido o aplicativo para iOS fiquei até feliz, até que a página não abria na App Store no meu aparelho. :/ Mas ficamos no aguardo e assim que sair pode deixar que postaremos aqui sim.

  2. Aêê obrigado afonso 🙂 você não sabe o quanto eu estou endoidando aqui esperando o iPad 2 chegar vai chegar só quarta por que são 6 dias uteis eu paguei quarta feira passada e sabado e domingo não contam muito ancioso 😉 eu ganhei 10% de desconto ficou R$ 1484 achei um bompreço! abraços

    • Recebeu o convite direitinho Leo? Ah cara.. Esse é o mal de comprar coisas na internet xD Mas relaxa, quarta feira tá chegando. E valeu bem mais a pena do que você ter que esperar mais uns dois meses e não ter certeza se ele iria chegar lá na loja ou não né? Comprou o 2 de 16Gb né? Branco ou Preto? E relaxa moleque.. vai chegar. Tô contando os dias por você… xD Abração!

  3. eu comprei o de 16gb branco *-* recebi sim o convite só aguardando

  4. vou tentar fazer um bom unboxing (pelomotivoquenuncafiznenhum) kkk espero que fique legal!

    • Cara, eu nunca tinha feito até receber o iPod, dá uma olhada em alguns e tenho certeza que vai ficar legal, fiquei meio nervoso pra fazer, mas é muito bom mostrar pro povo.

  5. eu vou fazer tipo um que eu vi no youtube muito bem feito estilo apple sem voz mais vai ficar bem legal espero que gostem! abraço eu tbm acho mais bonito o Branco 😉

    • Imagino a tremedeira que vai dar xD UHASUAHSU Pelo menos comigo foi assim. Não parava de tremer e as mãos molhadas enquanto eu tirava o meu iPod da caixa. xD

  6. KKKKKKKKKKKKKKKKK Eu acho qu vai ficar tremulo o video mesmo kkkk você tem o unboxing do seu ipod? se tem me passar o link? abraço

  7. Acho a azul clara muito bonita de verdade… Cara, eu não tenho Unboxing do meu não.. Mas o Luís fez… Olha o dele aqui com a sua voz mascula suficiente para não deixar duvida da sua sexualidade HASUHAUSU: http://www.youtube.com/watch?v=9SA8kbuynyM&feature=player_embedded

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk o unboxing dele eu ja vi foi através do video do unboxing que eu conheci o blog! mais blz

      • Ah que maravilha! Quando eu comprei o meu iPod (foi na cega, não conhecia ninguém que tinha um, nem ao menos o blog), então nem me importei em fazer o Unboxing… Mas me arrependo =/ Deveria ter feito. Mas o dificil é esquecer o dia xD Nunca vou esquecer.

  8. tbm nunca vou esquecer o tão sonhado dia!

  9. allanurb@gmail.com, estou esperando =) Obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: