O nosso Blog sobre tecnologia.

Sei que essa triste notícia está sendo dada bem atrasada neste humilde Blog, mas “antes tarde do que nunca”. Aproveitando a demora resolvi englobar aqui vários dos assuntos que envolvem esse tema. Enfim, vamos ao que interessa:

Nesta última quarta-feira, dia 24, amanhecemos com o relato de Jobs tinha renunciado ao seu cargo no comando da Apple, entretanto esta notícia já era esperada para breve, visto que ele já tinha se afastado por tempo indeterminado deixando a missão de CEO para Tim Cook em janeiro deste ano. Na época já sabíamos que isso era apenas uma transição para o que seria posteriormente uma renuncia, esta atitude foi tomada porque não ficaria nada bom para as ações da Apple caso Steve entregasse a chefia já de cara.

Em sua declaração Steve Jobs diz que agora será Presidente do Conselho e deixa o cargo de CEO para Tim Cook que era o Chefe de Operações antes do seu afastamento. Jobs está doente, portanto precisa se cuidar e deixar sua dedicação aos nossos sonhos (produtos Apple) um pouco de lado, mas com certeza ele acompanhará tudo, mesmo que de longe, porque o império foi feito por suas mãos e de uma grande equipe e não se abandona totalmente a recente empresa com maior valor de mercado do mundo que criou (US$2 bilhões a frente da petroleira Exxon Mobil). Entretanto muitas dúvidas surgem em nossas mentes como: o que acontecerá com a Apple agora? O que será dos seus produtos? E para os mais radicais: Steve Jobs está morrendo?

Sobre o futuro da Apple a longo prazo nada pode ser dito, mas com certeza para logo não teremos mudanças drásticas, até porque Jobs deixou a semente de sua experiência na empresa e muitos aprenderam com este grande professor (quem dera ao menos ter uma palestra com uma pessoas destas), e agora cabe à equipe seguir os passos pré definidos por ele para um futuro de sucessos ainda maiores na Maçã, mas com certeza ele fará muita, mas muita falta para a empresa.

Quanto a seus produtos de grande sucesso acreditamos friamente que serão mantidos, porque não vale a pena perder um grande lucro como tem sido o iPhone e iPad. Quem sabe novidades não estejam no cronograma da Apple para breve? Porque não é característica dela noticiar algo ruim e deixar por isso, em breve teremos alguma surpresa como a definição da data para o lançamento do iPhone 5 e consequentemente iOS 5, temos como exemplo disso no começo do ano que Jobs saiu de licença médica e posteriormente foi anunciado o iPad 2.

A estrutura da Maçã está abalada, suas preciosas ações podem cair bruscamente, poderá perder a confiabilidade dos clientes, mas nada que dure muito tempo, logo tudo será encoberto por uma grande e bela poeira chamada iPhone 5 e iOS 5, que esperamos ver a última das grandes marcas que Steve Jobs deixou para esta empresa.

Agora com a notícia de seu afastamento muitos perguntam se Jobs está morrendo, e quanto a isso nada se sabe, a única coisa que temos notícia é que ele está em um tratamento contra um câncer e precisa de tempo. Muitos de vocês devem ter visto uma imagem que está circulando na rede, que foi fotografada no início do ano, com Steve Jobs saindo de uma clínica de tratamento e diziam que ele teria apenas 6 semanas de vida, as 6 semanas se passaram e o homem está aí lutando friamente contra sua doença. Sinceramente rezamos para que ele melhore e possa nos surpreender, mesmo sem poder voltar mais a ser o carro chefe da “Maçã de Ouro”. Quanto à imagem mencionada acima, partilhamos da mesma ideologia expressa pelo Blog do iPhone hoje mais cedo, de que, em outras palavras, tudo que foi dito sobre sua imagem debilitada não passa de uma injustiça contra Steve e sua família, mesmo porque aquela imagem com certeza não teve autorização dele para ser colocada em circulação por parte da mídia que não se preocupa com as pessoas, só quer saber de ganhar seu imundo dinheiro nas custas de atitudes anti éticas alegando terem a chamada “liberdade de imprensa”. Enfim, não daremos “corda” para esta ação e preferimos não colocar a imagem neste Blog e proteger o direito de liberdade, de viver em paz de uma pessoa tão influente no mundo atual que prefere manter sua vida pessoal longe da sociedade. Para quem quiser ver a tal fotografia, basta procurar que encontrará, eu já vi e pelo que percebi aquela pessoa pode até mesmo não ser Steve Jobs, há muitos rostos idênticos no mundo, e não custa nada algum mal intencionado ter feito alterações, é difícil, mas…

Para concluir gostaria apenas de deixar algumas palavras finais aqui: Esse homem fez muito para a vida que temos hoje, graças a suas idéias hoje poderíamos não conhecer a tela Multi-touch por exemplo (a Touch já existia), e os maravilhosos e apaixonantes aparelhos iPhone, iPad, iPod Macs e outros que nos dão um gosto a mais de viver. Realmente é algo incrível quando você vai em uma seção Apple de lojas como a FastShop/Fnac e começa a “brincar” com estes sonhos, sem motivos um sorriso surge em sua face e devemos tudo isto ao grande mestre, isto pode ser babozeira, mas muitos de vocês me entenderão. É difícil você encontrar pessoas que dizem serem fanáticos por Microsoft ou Google, mas no meu dia a dia me deparo com centenas que dizem alegremente “Eu Amo Apple” e devemos tudo a Steve. Finalizando deixo-vos a carta de abdicação ao trono por Steve Jobs:

Ao Conselho de Administração da Apple e à Comunidade Apple:

Eu sempre disse que se chegasse o dia em que eu não pudesse mais cumprir meus deveres e expectativas como CEO da Apple, eu seria o primeiro a informar vocês. Infelizmente, esse dia chegou.

Tenho a honra de renunciar ao cargo de CEO da Apple. Eu gostaria de servir, se o Conselho julgar conveniente, como Presidente do Conselho, diretor e funcionário da Apple.

Quanto ao meu sucessor, eu recomendo firmemente que executemos nosso plano de sucessão, nomeando Tim Cook como CEO da Apple.

Acredito que dias mais brilhantes e inovadores da Apple estão por vir. E estou ansioso para assistir e contribuir para seu sucesso em uma nova função.

Eu fiz alguns dos meus melhores amigos da minha vida na Apple, e eu agradeço a todos pelos vários anos que consegui trabalhar junto com vocês.

Steve

Sem dúvida uma carta muito emocionante.

Veja também a reportagem do Jornal Nacional do dia 24 sobre a entrega do cargo por Jobs (ink).

Leia mais: Vice-presidente da Google conta uma história sobre Steve Jobs (muito interessante).

Atualização (28/08/2011-14:13).

Agora a pouco foi confirmado que a foto de Steve Jobs saindo da clínica de tratamento era na verdade uma farsa feita com photoshop, veja o Post do Techtudo sobre o assunto.

Por @luisarilima

Anúncios

Comentários em: "Steve Jobs renuncia oficialmente ao posto de CEO da Apple [ATUALIZADO-28/08/2011]" (4)

  1. Jean disse:

    Olá Luís e Afonso,tudo bem?Concordo com tudo o que você escreveu,principalmente na parte da suposta foto que saiu pela impressa “à fora” e na minha opinião foi um super #Fail e uma falta de respeito com Steve Jobs.E eu também já senti essa “mágica” de quando mexemos em um produto Apple,é uma experiência única,e fez com que eu comprasse meu iPod touch e agora estou “babando” pelo MacBook Pro.Eu tenho somente à agradecer a Steve,por toda a evolução tecnológica,e pelos maravilhosos iGadget que ele e sua equipe criaram,sua mega equipe que se chama Apple.E espero que ele volte o mais breve possível e com bastante energia e saúde para continuar apresentando ao mundo seus super produtos.Parabéns Luís pelo texto,abraços,até mais!

    • Tudo tranquilo Jean, e contigo. Realmente a foto parece bem falsa, e é falta de respeito para com Jobs. Se não fosse por esse mágica, milhões de produtos Apple deixariam de ser vendidos todos os anos, é isso que nos encanta, tudo bem que o que eles mais querem é o nosso dinheiro, mas esta é uma empresa que tudo funciona e seus produtos são os de melhor qualidade e com menos falhas, por exemplo: não existem vírus para iOS e os que existem em Mac OS são poucos, enquanto o Android já possui alguns e o Windows tem mais vírus que quarto de puteiro, então… Foi graças ao amor por um iPhone que comprei o iPod (vi como um iPhone mais barato). Realmente só temos a agradece-los, e creio que Jobs não voltará para a Apple como algo extraordinário, mas sim como o melhor funcionário, se é que ele voltará, mas também agurdaremos sua melhora e quem sabe possa nos surpreender como sempre fez (“One more thing”). Obrigado pelas congratulações Jean.

  2. Léonardo disse:

    Quase chorei 😦 #stevejobsforever 

  3. Parabéns pelo texto Luís. Realemente bastante aplausível… Jobs guardou o seu lugar praticamente no topo do patamar na evolução da tecnologia em todo o mundo, e vai ser dificíl alguém tirá-lo de lá. Agradeço muito a ele por todas as idéias e por me deixar fascinado a cada igadget que eu conheço. Em relação a foto, é justamente como você falou, existem pessoas no mundo que ficam feliz vendo a tristeza dos outros, mas não sabem o quanto que ainda irão pagar por isso. Mais uma vez, parabéns cabeção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: